Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

De repente tudo pode mudar.

Em 2004, saí de uma palestra do governo do Québec na PUC-PR, com vontade de imigrar no dia seguinte. Mas ainda não era a hora...
Depois nos mudamos para Porto Rico e ficamos 4 anos e meio vivendo na Isla del Encanto, terra dos Menudos. Foram anos maravilhosos, mas sabíamos que não íamos ficar por lá e ao mesmo tempo não queríamos ficar no Brasil. Então a ideia do Québec voltou com força total.
Começamos a pesquisar o processo, o Cris começou e eu voltei às aulas na Aliança Francesa em San Juan, foram muitas leituras de blogs, comunidade no orkut, CBQ...
Voltamos para o Brasil em agosto e eis que hoje, finalmente, enviamos toda a papelada para O Bureau d'Immigration du Québec à São Paulo.
Voltei do correio toda contente, pois antes este dia parecia tão distante. E agora, nossos sonhos começavam a virar realidade!!! "Longe esteve, perto está"!
Cheguei em casa e fui ler coisas a respeito da imigração e fiquei sabendo que o processo mudou justamente hoje! Agora será necessário enviar o TCF e o IELTS para comprovar o nível de francês e de inglês. Estes exames só poderão ser feitos no próximo ano, então o processo irá atrasar e ficar mais oneroso.
Mas ok. No início fiquei chateada, pois antes aceitavam exames de Cambridge, que enviei nos meus documentos, mas agora já estou animada a fazer as provas assim que puder.
Pas de problème! O Québec nos espera!!!

2 comentários: